O Centro Acadêmico de Ciências Sociais realizou no dia 02/03 a calourada 2011 que contou com a participação de 80 pessoas entre veteranos, calouros e professores do curso de Ciências Sociais. O objetivo principal foi alcançado que era recepcionar os calouros do curso e construir um debate sobre os problemas da universidade, como a luta que esta colocada por melhorias na universidade.
Apesar de o CACS realizar sua calourada em apenas um dia, foi suficiente para realizar o trote, mesa debate e a festa tornado esse evento completo. Esse ano além do CACS esta na organização da Calourada a turma de 2010 esteve totalmente empenhada na realização do evento, desde do planejamento até a execução. O trote feito com os calouros consistia em colocar um estudante na sala de aula como professor, e não tinha outra pessoa melhor do que Alfaia da turma de 2008, que escolheu o pseudônimo de “Prof. Castor” que planejou uma aula dinâmica, e que acreditamos que a turma de 2011 nunca irá esquecer, pois os ensinos foram de grande valia.
Não podíamos esquecer-nos da mesa debate que era a principal atividade do dia, a qual direcionamos toda a atenção na elaboração e sua concretização. Iniciamos com o documentário Ilha das Flores que levanta um debate atual no momento que retrata as mazelas humanas e suas causas, que questiona a organização social dominante, após o filme o Prof. Clóves dirigiu um pequeno debate que também contou com a participação do Prof. Francisco.
| Mesa Debate com os Calouros de 2011 |
A mesa de Movimento Estudantil teve o tema central que foi a Reorganização do Movimento Estudantil e seus Desafios, que contou com a presença de um dos dirigentes municipais da ANEL em Marabá Danilo Mourão, que levantou o histórico do M.E, suas variações no contexto de mudança de Estado e os desafios colocado a nível nacional como local, e que no final foi sintetizado pelo Coordenador do CACS Ywri, que em sua fala ressaltou a importância da participação dos ingressantes no M.E para defender e lutar por uma educação de qualidade.
A festa da II Calourada foi na república Os Três Mosqueteiros, que ocorreu tudo na mais perfeita paz do começo ao fim, com churrasco, bebida e muita alegria em que envolveu todo o curso em uma confraternização e comemoração por mais uma turma ter ingressado e pelos avanços do curso nesses últimos anos.
Agradecemos as pessoas que participaram da organização da Calourada 2011, não iremos citar nomes, pois corremos o risco de esquecer alguém, algo que seria injusto.
O CACS tem mostrado no campus de Marabá que o C.A tem utilidade e que pode ser atuante como outras entidades legitimas de representação estudantil. A próxima atividade é uma assembléia geral que tem como objetivo central a aprovação do Estatuto da entidade, que já esta disponível no blog para apreciação dos filiados, e a abertura do processo eleitoral para diretoria 2011-2012, como também a organização de uma comissão para organizar a Caravana para o ENECS 2011.
Veja as foto ou download clicando no link ao lado Álbum
Nenhum comentário:
Postar um comentário